• <strong>ESPAÇO INTERPROXIMAL</strong><br>A importância da limpeza interdentária
    ESPAÇO INTERPROXIMAL
    A importância da limpeza interdentária

A área interproximal ou interdentária é o espaço existente entre os dentes e que está ocupado pela gengiva. As condições proporcionadas pelos espaços interproximais facilitam o aparecimento e a acumulação do biofilme oral (placa dentária), pois são zonas de difícil acesso, mesmo quando os dentes se encontram bem posicionados.

PROBLEMÁTICAS ASSOCIADAS

A área interproximal facilita a formação e o desenvolvimento do biofilme oral, que favorece o desenvolvimento de cáries e do problema das gengivas, como a gengivite e a periodontite. Para evitar estas problemáticas associadas, ou até o aparecimento de halitose, é muito importante assegurar a remoção do biofilme depositado nos espaços interproximais.

A higiene oral não está completa se não incluir a remoção do biofilme oral dos espaços interproximais.

LIMPEZA INTERPROXIMAL

O método mais comum de controlo do biofilme oral é a escovagem dentária, mas como complemento para um acesso completo às superfícies interproximais, é necessária a utilização de fitas ou fios dentários e/ou de escovilhões interproximais para a limpeza específica do biofilme oral acumulado entre os dentes. Além disso, também se podem utilizar aparelhos elétricos complementares, como os irrigadores orais, que utilizam um sistema de irrigação pulsátil de eficácia comprovada.

Fitas e fios dentários: indicados para a redução do biofilme oral acumulado em espaços interproximais estreitos.

Escovilhões interproximais: indicados na limpeza interproximal de espaços interproximais amplos (quando há espaço suficiente entre os dentes), assim como na limpeza de pré-molares e molares, ou nos casos em que a papila tenha retrocedido e se apresente uma área maior e acessível. Os escovilhões interproximais mais adequados são os que têm filamentos de qualidade, como os filamentos de Tynex®, arredondados e que não lesionam as gengivas.

Este tipo de escovilhões também pode ser utilizado como aplicador de substâncias antimicrobianas, por exemplo, para aplicar um gel de Clorohexidina ou de Cloreto de Cetilpiridínio para prevenção da cárie ou da inflamação. O escovilhão terá de ser substituído quando os filamentos ficarem frouxos ou deformados.

Durante a limpeza interproximal, o sangramento gengival pode ser indicativo da existência de inflamação. Este não revela que é necessário evitar a limpeza interproximal, bem pelo contrário, indica que a inflamação deve ser eliminada.

É importante realçar que a eficácia dos métodos mais modernos de limpeza interproximal é mais limitada pela capacidade ou pelo compromisso de cada pessoa do que pelo próprio método. Nem todos os meios de limpeza interproximal são adequados para todas as pessoas ou todos os tipos de dentes. Em caso de dúvida, convém consultar o seu médico dentista para selecionar o método de higienização mais adequado e garantir, desta forma, uma higiene oral mais completa.


Política de cookies

As configurações de cookies foram salvas / atualizadas corretamente com as preferências indicadas.

Fechar