• <strong>PRÓTESES DENTÁRIAS</strong><br>Fixação e limpeza de dentaduras postiças
    PRÓTESES DENTÁRIAS
    Fixação e limpeza de dentaduras postiças

As próteses dentárias removíveis, ou “dentaduras postiças”, substituem os dentes em falta e as estruturas ósseas que vão sendo absorvidas ao longo do tempo, após a perda dos dentes naturais. Por meio destes dispositivos protésicos, é restabelecida a mastigação, a deglutição, a fala e a estética.

As próteses removíveis não são meros instrumentos mecânicos, pois também exercem pressão sobre os dentes, as gengivas e no osso. Requerem um especial cuidado de adaptação, cuja duração varia dependendo das pessoas e das próteses. Cada pessoa tem necessidades e características diferentes, pelo que todas as próteses são únicas e devem ser feitas de forma individualizada. A decisão sobre a colocação da prótese é tomada exclusivamente pelo médico dentista e pelo utente.

Haverá uma altura em que o utilizador estará adaptado e seguramente não terá consciência de estar a usar uma prótese na boca, mas é necessário que passe por um período de adaptação, durante o qual consultará o seu médico dentista para realizar os ajustes que forem necessários. Além disso, por ser um aparelho que se usa durante períodos prolongados, deve haver uma boa educação sobre os cuidados a ter e a sua limpeza diária, para evitar consequências mais graves.

PROBLEMÁTICAS ASSOCIADAS

Durante o processo de integração da prótese pode desenvolver-se uma estomatite protética ou uma lesão na mucosa (como a ulceração) devido a um encaixe incorreto ou ao deslocamento da mesma. Situação essa que, por sua vez, pode originar dor, dificuldades na fala, perda de força de mastigação.

A perda de força de mastigação, sobretudo com alimentos duros, pode criar insatisfação, alterar o prazer do ato de comer e acarretar problemas nutricionais que podem afetar a saúde geral. Por isso, recomenda-se a utilização de um creme fixador, que proporciona segurança e conforto: melhora a estabilidade da prótese, aumenta a retenção e a força de mordida, sela o espaço entre a prótese e a gengiva e garante que a prótese não se move nem se solta.

Um dos inconvenientes que as próteses apresentam, se não estiverem corretamente ajustadas, é que os resíduos alimentares podem ficar presos entre a prótese e a gengiva, facto que causa desconforto e favorece o crescimento de microorganismos que podem originar mau hálito.

Além disso, acarreta problemas psicológicos devido à insegurança ao falar e mostrar a prótese.

LIMPEZA EM PORTADORES DE PRÓTESES DENTÁRIAS

A duração das próteses dentárias dependerá de muitos fatores, mas um dos mais importantes é o cuidado que o utilizador lhes dedica. Por este motivo, o especialista deve avaliar o estado do seu funcionamento de forma regular, assim como realizar uma sessão informativa para garantir que o utente efetua uma colocação correta da prótese e para conhecer os pontos de estabilidade mastigatória e as técnicas específicas de cuidado diário. Além disso, deverá explicar como cuidar e limpar diariamente a prótese para evitar consequências mais graves, tais como a presença de tártaro, halitose ou ulcerações.

Os hábitos de higiene oral que o portador de próteses dentárias removíveis deve ter são:

  • Lavar e massajar a mucosa tapada pela prótese duas vezes por dia, utilizando uma escova de dentes com filamentos muito macios ou aveludados para massajar o rebordo desdentado. As margens da prótese têm um acesso fácil para a acumulação de biofilme oral (placa dentária). Por este motivo necessitam de uma maior dedicação à sua limpeza.
  • É importante usar pastilhas de limpeza diariamente, pois removem o biofilme oral. Eliminam 99,9% dos microorganismos presentes na prótese e limpam-na sem a danificar. Além disso, reduzem a coloração proveniente do chá, café ou tabaco.
  • Limpar o dorso da língua com um raspador de língua.
  • É recomendável que a prótese seja removida durante a noite, para descansar da pressão que este tipo de aparelho pode causar.

Política de cookies

As configurações de cookies foram salvas / atualizadas corretamente com as preferências indicadas.

Fechar